sexta-feira, 30 de abril de 2010

Convite para Ciclo de Debates

Sugestão de evento enviada pela Renata:




Acontecerá dia 10 de maio, às 17:30 no Auditório do CETES (Faculdade de Medicina da UFMG) um debate organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos da Saúde com o tema:
SUS: o financiamento e a relação público-privado - qual o futuro?

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Exposição de Orquídeas

Sugestão enviada pelo Fernando:

Haverá nos dias 01 e 02 de Maio (sábado e domingo) no Minas Centro uma Mostra de Orquídeas da Sociedade Orquidófila de Belo Horizonte - SOBH
(http://www.sortimentos.net/?p=24455).
Haverá no local exposição e venda de plantas. Confiram!

terça-feira, 27 de abril de 2010

Doe Palavras


Sugestão de texto enviada pelo Tadeu:

O Hospital Mário Penna em Belo Horizonte, que cuida de doentes de câncer, lançou um projeto sensacional que se chama "DOE PALAVRAS".

Fácil, rápido e todos podem doar um pouquinho.

Você acessa o site escreve uma mensagem de otimismo, curta (como no twitter) e sua mensagem aparece no telão para os pacientes que estão fazendo o tratamento.

Pessoal, é muito linda a reação de esperança dos pacientes.

Participem, não apenas hoje, mas, todos os dias, dêem um pouquinho das suas palavras e de seus pensamentos.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Aniversário da Tamara

Na última sexta-feira, dia 16 de abril, foi aniversário da Tamara. A mesma comemorou no Brasil seus 25 anos. Na ocasião, tivemos um lanche da manhã oferecido pela Tamara com um biscoito típico Holandês e um bolo decorado com bandeirinhas do seu país.
Vejam as fotos do momento.











Na última sexta-feira, dia 16 de abril, foi aniversário da Tamara. A mesma comemorou no Brasil seus 25 anos. Na ocasião, tivemos um lanche da manhã oferecido pela Tamara com um biscoito típico Holandês e um bolo decorado com bandeirinhas do seu país.
Vejam as fotos do momento.

Atraso na chegada da Sibele


A Sibele esteve representando a Secretaria Municipal de Sáude durante o evento Med-e-Tel em Luxemburgo e sua volta estava prevista para ocorrer na segunda-feira, dia 19. Porém, com o ínicio das atividades do vulcão Eyjafjallajoekull localizado na Islândia, o céu do Norte Europeu ficou tomado por fumaça e fechou o espaço aéreo de da região. Com isso, deve voltar ao Brasil somente na quarta-feira. Segundo a Eurocontrol, caso as previsões para esta terça-feira se confirmem, cerca de 95 mil voos terão sido cancelados desde quinta-feira da semana passada, quando começou o caos aéreo europeu. Alguns aeroportos já estão estão operando, porém muitos voos ainda estão sendo cancelados.

GTIS na TV Conecta

A TV Conecta da Prefeitura fez uma matéria sobre a incorporação de TI na saúde. Foi apresentado principalmente o Prontuário Eletrônico e as Videoconferências. A reportagem cujo conteúdo consta entrevistas com Marco Antônio, Tadeu e Isis, está no ar no site da Prefeitura.

Confira a reportagem acessando o link abaixo.

http://conectabh.pbh.gov.br/?v=dGVsZXNzYXVkZS53bXY=&d=Nzg4

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Inauguração do Pau da Rosa

No último sábado a Helô celebrou em seu sítio a "posse" do Pau da Rosa.
Com vários colegas da GTIS presentes, a festa foi um sucesso.

Confira as fotos abaixo.





















sexta-feira, 9 de abril de 2010

Novo Sistema de Teleconsultoria

ORIGEM DAS EXPRESSÕES POPULARES

Sugestão de texto enviada pela Eliete Míriam.

OK


A expressão inglesa “OK” (okay), mundialmente conhecida para significar algo que está tudo bem, teve sua origem na Guerra da Secessão, nos EUA. Durante o conflito, quando os soldados voltavam para as bases sem nenhuma morte entre a tropa, escreviam em uma placa “0 Killed” (nenhum morto), expressando sua grande satisfação. Foi assim que surgiu o famoso “OK”.

Tirar o Cavalo da Chuva

No século XIX, quando uma visita iria ser breve, deixavam o cavalo ao relento, em frente à casa do anfitrião. Caso a visita fosse demorar, colocavam o animal nos fundos da casa, em um lugar protegido da chuva e do sol.
Contudo, o convidado só poderia colocar seu cavalo protegido da chuva se o anfitrião percebesse que a visita estava boa e dissesse: “pode tirar o cavalo da chuva”. Depois disso, a expressão passou a significar a desistência de alguma coisa.

Jurar de Pés Juntos

A expressão surgiu através das torturas executadas pela Santa Inquisição, nas quais o acusado de heresias tinha as mãos e os pés amarrados (juntos) e era torturado até dizer a verdade. Até hoje, o termo é empregado para expressar a veracidade de algo que uma pessoa diz.


Fazer nas Coxas

A expressão “fazer nas coxas” surgiu na época da colonização brasileira. As telhas usadas nas construções da época, feitas de barro, eram moldadas nas coxas dos escravos. Assim, algumas vezes ficavam largas, outras vezes finas, nunca com um tamanho uniforme. Foi desta forma que surgiu a expressão, utilizada para indicar algo mal feito.

Fazer Vaquinha

A expressão “fazer vaquinha” surgiu na década de 20 e tem sua origem relacionada com o jogo do bicho e o futebol. Nas décadas de 20 e 30, já que a maioria dos jogadores de futebol não tinha salário, a torcida do time se reunia e arrecadava entre si um prêmio para ser dado aos jogadores.
Esses prêmios eram relacionados popularmente com o jogo do bicho. Assim, quando iam arrecadar cinco mil réis, chamavam a bolada de “cachorro”, pois o número cinco representava o cachorro no jogo do bicho. Como o prêmio máximo do jogo do bicho era vinte e cinco mil réis, e isso representava a vaca, surgiu o termo popular “fazer uma vaquinha”, ou seja, tentar reunir o máximo de dinheiro possível para um fim específico.

Motorista Barbeiro

No século XIX, os barbeiros faziam não somente os serviços de corte de cabelo e barba, mas também tiravam dentes, cortavam calos, entre outras coisas. Por não serem profissionais, seus serviços mal feitos eventualmente geravam marcas. A partir daí, desde o século XV, todo serviço ruim passou a ser atribuído ao barbeiro, por meio da expressão “coisa de barbeiro”.
Este termo veio de Portugal, contudo, a associação de “motorista barbeiro”, ou seja, um mau motorista, é tipicamente brasileira.

Dor-de-cotovelo

A expressão “dor-de-cotovelo”, muito usada para se referir a alguém que sofreu uma decepção amorosa tem sua origem na figura de uma pessoa sentada em um bar e com os cotovelos em cima do balcão, enquanto toma uma bebida e lamenta a má sorte no amor.
De tanto o apaixonado ficar com os cotovelos apoiados sobre balcão, os mesmo deveriam doer. Esta é a idéia por trás desta expressão.

Acabar em pizza
Uma das expressões mais usadas no meio político é “tudo acabou em pizza”, empregada quando algo errado é julgado sem que ninguém seja punido.
O termo surgiu por meio do futebol. Na década de 60, alguns cartolas palmeirenses se reuniram para resolver alguns problemas e, durante 14 horas seguidas de brigas e discussões, estavam com muita fome.
Assim, todos foram a uma pizzaria, tomaram muito chope e pediram 18 pizzas grandes. Depois disso, simplesmente foram para casa e a paz reinou de forma absoluta. Após esse episódio, Milton Peruzzi, que trabalhava na Gazeta Esportiva, fez a seguinte manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza”. Daí em diante o termo pegou.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Fotógrafos

Renata e Rodrigo estão testando suas habilidades como fotógrafos.
Segue algumas fotos dos testes realizados na GTIS hoje.
Os mesmos poderão fazer as próximas coberturas fotográfica dos eventos da GTIS.