quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Trabalho aprovado ATA 2010



O resumo: BHTelehealth: Evaluation of Professional Perception Under the Organizational Approach, escrito pela Salime foi aprovado para apresentação em formato de pôster no evento: ATA 2010.
Este evento é realizado pela Associação Americana de Telessaúde e é o maior evento com esta temática nos Estados Unidos. Este ano, o evento será realizado nos dias 16 a 18 de maio, em San Antonio.

Segue abaixo o resumo enviado:

Control/Tracking Number: 10-IP-508-ATA
Activity: Individual Presentation
Current Date/Time: 2/24/2010 7:43:27 AM

BHTelehealth: Evaluation of Professional Perception Under the Organizational Approach


Author Block Salime D. Haddad1, Lorena Pereira1, Alaneir Santos1, Simone Santos2.
1Belo Horizonte City Department of Health, Belo Horizonte, Brazil, 2Federal University of Minas Gerais, Belo Horizonte, Brazil.



Abstract:
Introduction:
The project BHTelehealth aims to improve the care quality through continuing education of professionals and support care. It links the 146 basic units of health (UBS) from Belo Horizonte City Department of Health (SMSA) to education health units of Federal University of Minas Gerais (UFMG). The project is an experience of telehealth resources incorporation in primary care. The model began on 2004 and consists of videoconferences and teleconsultations (online or offline). This study evaluated the perceptions of the professionals from UBS about the incorporation of videoconferences in their work process and at the institutional organization.
Methodology:
A qualitative study was conducted where were applied semi-structured questionnaires with open questions. The universe examined was 318 questionnaires between 2006 and 2007. There were answered by the Fursing, Family Health, Oral Health and Specialists teams.
It was used the free software QDA - Weft for data analysis.
Discussion and Results: The Organizational Dimension considered the aspects of culture and organizational environment, knowledge management, regulation and institutionalization of practices in telehealth. The responses of some professionals have pointed to the difficult issues in the internal working team in order to allow the all participations. The assistance was evaluated by the professionals, considering as a good point the comfort in staying at work and easy access. It was also positive evaluated as helping to clarify questions of healthcare, allowing the debate and discussion of cases with problem resolution. In knowledge, it was possible to obtain information and continuing education.
Conclusion: Even with needs of improvement, the BHTelehealth has being consolidate as a clinical support tool to the improvement of health professionals.
Importance: The BHtelehealth is a large project becoming an important model in the formulation and implementation process of the National Project of Telehealth in Brazil.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Situação da Dengue em Belo Horizonte

A SMSA inaugurou no Hospital São Francisco a Unidade de Reposição Volêmica (URV) para dar suporte aos atendimentos dos casos de dengue em Belo Horizonte através da hidratação venosa. Essa iniciativa é parte do Plano de Contigência Assistencial que a SMSA elaborou após o resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).
O serviço, que ficará disponível 24 horas, possuí inicialmente 20 leitos e seis profissionais. De acordo com o site da prefeitura, as ações de intensificação de combate à dengue seguem o cronograma de atividades. Na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o mutirão acontece na área de abrangência do Centro de Saúde Alcides Lins, na Região Nordeste. Nos dias 25 e 26, será a vez da população da área de abrangência do Centro de Saúde Floramar, na Região Norte, receberem o mutirão. No dia 26 de fevereiro, os mutirões acontecem nas áreas de abrangência dos Centros de Saúde São Tomaz, na Região Norte e no Centro de Saúde Santa Mônica, em Venda Nova. Somente no mês de fevereiro já foram realizados 18 mutirões de limpeza, em todas as partes da cidade.

Até o momento, a capital registrou 2.847 notificações da doença. Desse total, 800 confirmados, 354 descartados e 1.693 aguardam resultados de exames. A região de Venda Nova é a que apresenta maior número de casos – com 391 confirmações, seguida pelas regiões Norte – com 98 casos confirmados e Noroeste – com 74 casos confirmados.
O recurso de videoconferência vêm sendo utilizado pela GEAS e Gabinete para orientação aos profissionais. Já foram realizadas duas (uma em janeiro e outra este mês) e a próxima está agendada ainda para fevereiro, no dia 25 às 14:00.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Texto de reflexão

Na reunião do dia 8 de fevereiro a Neuslene apresentou um texto para reflexão em relação as nossas atitudes e certezas extraído do livro PARA VIVER EM PLENITUDE de
John Powell, Editora Crescer, BH, 1991.

Segue abaixo:


PERCEPÇÃO E PLENITUDE

Nossa participação na felicidade e na plenitude da vida é determinada por nossa percepção pessoal da realidade. Quanto mais profunda for a percepção, mais eficaz se torna a pessoa de encontrar a plenitude da vida.

Nossa crença é que a visão da pessoa, a maneira como interpreta e avalia a realidade é a chave para a sua saúde mental e emocional. A teoria é que nossas percepções causam nossas emoções e afetam nosso comportamento. Como conseqüência, precisamos avaliar nosso pensamento, a maneira como encaramos as coisas, nossa visão. Se acreditarmos nisso, vamos dirigir nosso crescimento pessoal para nos tornarmos mais cientes de nossa visão e para eliminarmos as percepções falhas e distorcidas que se tornaram parte dessa visão.

Toda mudança na qualidade de vida de uma pessoal resulta de uma mudança em sua visão da realidade.

Todos nós temos uma visão por causa da própria natureza da mente e de seu instinto para interpretar a realidade. Essa visão é necessária porque dá consistência e previsibilidade à vida, com ela, sabemos agir, Sem ela ficaríamos cegos psicologicamente tropeçando e tateando em território desconhecido. Logo, estaríamos confusos e fragmentados.

As emoções são sempre o resultado de uma determinada percepção e interpretação. No entanto, as reações emocionais a uma determinada percepção podem ter efeito profundo sobre percepções e interpretações posteriores. É um tipo de círculo viciosos. Uma percepção causa reações emocionais e estas alteram e distorcem outras percepções.

Precisamos trabalhar com nossa visão. Precisamos nos tornar cada vez mais cientes de seus conteúdos, descobrir suas distorções e substituir percepções e substituir percepções falsas por outras verdadeiras. Só a verdade pode nos libertar e isto não é uma coisa simples. Se uma pessoa passa vinte anos de sua vida construindo uma interpretação específica e um ajustamento a realidade, não se pode esperar que mude essa visão em vinte minutos. Não é tão simples quanto mostrar um sorriso ou apertar o botão do pensamento positivo. Não pode haver um crescimento real sem que a visão básica seja modificada, sendo o crescimento um processo gradual.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Chegada do Blade


No dia 20 de janeiro a SMSA recebeu a Blade HP uma solução em tecnologia que funciona como uma grande servidora que veio abarcar todas as outras servidoras menores da secretaria. A mesma chegou em um grande caminhão com escolta armada. O objetivo é otimizar o processamento. Junto com o Blade, chegou ainda o Datastorage com alta capacidade de armazenamento de dados. São 34 discos com 300 Gigas cada. A grande aposta, a principio, é a virtualização dos servidores, já pensando no futuro.



segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ENQUANTO A ISIS NÃO VEM (II)...




Eis algumas fotos do baile de formatura da Ísis. A danadinha não está lindinha???

ENQUANTO A ISIS NÃO VEM...

Vamos manter o blog "funcionando" enquanto a Isis descansa, não é??
Para tanto, selecionei um texto muito interessante de Charles Chaplin que espero que vocês gostem:

O DIA

Hoje levantei cedo, pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia-noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente, esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim.