terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Situação da Dengue em Belo Horizonte

A SMSA inaugurou no Hospital São Francisco a Unidade de Reposição Volêmica (URV) para dar suporte aos atendimentos dos casos de dengue em Belo Horizonte através da hidratação venosa. Essa iniciativa é parte do Plano de Contigência Assistencial que a SMSA elaborou após o resultado do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).
O serviço, que ficará disponível 24 horas, possuí inicialmente 20 leitos e seis profissionais. De acordo com o site da prefeitura, as ações de intensificação de combate à dengue seguem o cronograma de atividades. Na segunda-feira, dia 22 de fevereiro, o mutirão acontece na área de abrangência do Centro de Saúde Alcides Lins, na Região Nordeste. Nos dias 25 e 26, será a vez da população da área de abrangência do Centro de Saúde Floramar, na Região Norte, receberem o mutirão. No dia 26 de fevereiro, os mutirões acontecem nas áreas de abrangência dos Centros de Saúde São Tomaz, na Região Norte e no Centro de Saúde Santa Mônica, em Venda Nova. Somente no mês de fevereiro já foram realizados 18 mutirões de limpeza, em todas as partes da cidade.

Até o momento, a capital registrou 2.847 notificações da doença. Desse total, 800 confirmados, 354 descartados e 1.693 aguardam resultados de exames. A região de Venda Nova é a que apresenta maior número de casos – com 391 confirmações, seguida pelas regiões Norte – com 98 casos confirmados e Noroeste – com 74 casos confirmados.
O recurso de videoconferência vêm sendo utilizado pela GEAS e Gabinete para orientação aos profissionais. Já foram realizadas duas (uma em janeiro e outra este mês) e a próxima está agendada ainda para fevereiro, no dia 25 às 14:00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário