terça-feira, 9 de março de 2010
Capital mineira chega a 25 hotspots
Sugestão de leitura do Gilberto:
Capital mineira aumenta sua rede de cobertura em busca do objetivo de se tornar a primeira capital totalmente iluminada
Belo Horizonte atingiu, no início de 2010, a marca de 25 pontos de acesso livre à internet. A conquista faz parte do projeto BH Digital, capitaneado pela empresa de informação e informática da capital mineira, a Prodabel, cujo objetivo é fazer da cidade a primeira capital a disponibilizar acesso gratuito à internet para toda a população. De acordo com a companhia, em 2012 haverá 50 pontos de acesso.
Atualmente, estão em funcionamento as antenas das praças da Liberdade, da Estação, da Assembléia e Sete, dos parques Municipal, Ecológico da Pampulha e das Mangabeiras, além da Rodoviária, dos prédios da Prefeitura e da Prodabel e das vilas Cafezal e Papagaio, Centro de Referência Audiovisual (Crav), Arquivo Público de BH e Palácio da Artes.
O acesso à rede é gratuito, mas depende de um cadastro na página exibida nas áreas de conexão do programa. O cidadão pode acessar o site da prefeitura e dos demais órgãos públicos da cidade por tempo indeterminado. Entretanto, a navegação pela rede mundial de computadores é limitada a duas horas por dia.
O projeto conta com apoio do Ministério das Comunicações e está orçado em R$ 4,5 milhões. Deste total, R$ 3,7 milhões vêm do convênio da prefeitura com o poder local. Os recursos foram destinados, além da instalação de antenas e manutenção da rede, a projetos de inclusão digital e de melhoria da administração pública por meio do uso de novas tecnologias.
Entre as iniciativas, a conexão de ambulâncias, instalação de telecentros (até o fim do ano, 205 já haviam sido instalados), cursos de formação, prestação de serviços e mesmo uma WebTV, que divulga as ações do poder municipal. Há ainda uma ação de integração da rede da prefeitura com as câmeras de controle de tráfego para qualificar a política de segurança da cidade.
O trabalho da Prodabel vem sendo reconhecido. Em 10 de dezembro, a empresa recebeu o prêmio Sucesu, oferecido pela Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais, na categoria responsabilidade social. A homenagem é feita a empresas que promovem o desenvolvimento do setor de tecnologia da informação no estado, com foco em inovação. De acordo com a diretora de inclusão digital da Prodabel, Suzana Veloso, “garantir ações de inclusão digital para o cidadão é uma responsabilidade do poder público. Nossos esforços são no sentido de cumprir com esse compromisso”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário